sexta-feira, junho 19, 2015

TOULOUSE, LOURDES, CARCASSONE, MONTPELIER

 

 

TOULOUSE, LOURDES, CARCASSONE,   MONTPELIER 

Calfilho
 
 
 
                 As quatro cidades acima, que ficam no sudoeste da França, regiões de Midi-Pirineus e Languedoc/Roussilon, foram outros locais que visitei nas minhas andanças francesas. Nas três primeiras fiquei hospedado de três a quatro noites, na última fiz uma visita de um dia, partindo e voltando de/para Toulouse.

TOULOUSE

               É uma das principais cidades da França, a quarta ou quinta em importância, depois de Paris, Lyon, Marselha e, talvez Lille. Partindo de Paris, pode-se pegar vários trens que partem das gares de Lyon, Montparnasse e Austerlitz (consultar, a respeito o site www.eurorailways.com/timetables).
Praça do Capitólio - Toulouse
 
Gare de Toulouse

               É cortada pelo rio Garone, através do qual pode-se fazer um passeio de barco de turismo, na primavera e verão (melhores informações no escritório de turismo da cidade, que fica próximo à praça do Capitólio). A estação de trem é uma construção muito bonita, em estilo arquitetônico bem interessante. Saindo-se da estação, seguindo sempre em frente pela rua perpendicular à gare, chega-se à praça do Capitólio, que é bem grande, como se fosse um largo campo aberto. À sua volta, vários restaurantes e lojas fazem o local ficar sempre bastante movimentado. O prato típico regional é o "pot-au-feu" ou "cassoulet", que é uma variedade do  nosso cozido, com menos tipos de carnes, mas, talvez com a introdução de carne de ganso ou perdiz. Toulouse é a cidade das violetas e, no escritório de turismo e em várias lojas da cidade, encontramos loções e perfumes da flor. Fiquei hospedado lá por umas quatro vezes, em hotéis diferentes, todos em frente à estação de trem. O melhor deles talvez seja o da rede IBIS.
            De Toulouse pode-se visitar cidades vizinhas, como Lourdes, Carcassone e Montpelier e, também outras mais distantes, pois dali parti para Barcelona, na Espanha. Sempre de trem.

LOURDES
 

            Cidade famosa por ser um centro de peregrinação de fiéis.  Pode-se chegar até ela diretamente de Paris (também das gares de Austerlitz ou Montparnasse). A cidade é pequena e vive em função da gruta onde a santa fez sua aparição, bem como da bela catedral que fica à sua frente. A virgem Maria teria aparecido á uma menina local, de nome Bernadete. Da estação de trem até à gruta passa-se por diversas ruas, onde são vendidos souvenirs da santa e da cidade. Por ser uma cidade pequena, o comércio não costuma funcionar na parte da tarde. Cuidado, portanto: se chegar depois das três da tarde, só vai encontrar alguma coisa para comer no Mac Donald's local.

CARCASSONE

Carcassonne JPG01.jpgCarcassone

           Cidade conhecida como "Citadela", tendo em vista a monumental muralha que a cerca, talvez a maior de toda a França. Diferente de Saint Malo, onde dentro das muralhas (remparts) existe realmente uma cidade, com toda uma infraestrutura citadina, com moradias, vários hotéis, lojas e restaurantes, mercado, etc., em Carcassone, apesar de as muralhas serem muito mais extensas, a vida interior limita-se a algumas poucas lojinhas de souvenirs, um ou dois hotéis e bares. Restaurante, só vi um, mesmo assim acho que fazia parte de um dos hotéis. Mas, as muralhas realmente são impressionantes, divisadas ao longe, mesmo por quem passa de trem longe da cidade. A vida dos habitantes é toda fora das muralhas, perto da estação do trem e ruas próximas. Fiquei lá por três noites, mas talvez apenas duas sejam necessárias para conhecer a cidade e as muralhas.

MONTPELIER

                    Conhecida como a cidade dos festivais, pois ali se realizam concertos ao ar livre em determinadas épocas do ano, tanto de música clássica, como rock ou outros gêneros de música. Estive lá rapidamente, só conheci praticamente a região central, cujas construções são de arquitetura predominantemente antiga. A cidade pareceu-me muito viva, com bastante movimento, muitos restaurantes e bares. Estava em Toulouse, peguei um trem regional com minha mulher e filha, passamos lá uma manhã e tarde, voltamos no fim do dia. Gostei muito, talvez volte lá outra vez.
 

Nenhum comentário: