domingo, junho 07, 2015

ALSÁCIA E ALPES

 

 

ALSÁCIA E ALPES

Calfilho
 
 
                A Alsácia é uma bela região da França. Fica no nordeste do país e, de Paris, chega-se até ela pela gare de l'Est.
Resultado de imagem para estrasburgo pontos de interesse
Catedral de Strasbourg
               Sua cidade principal é Estrasburgo (Strasbourg), cortada pelo rio Ill, afluente do Reno. É a capital da Alsácia, no departamento do Baixo Reno. Como fica próxima à fronteira com a Alemanha, logo que surge uma guerra entre os dois países ela é uma das primeiras a ser invadida pelos alemães, tornando-se parte desse país até ser retomada pela França. Isso aconteceu na guerra franco-prussiana, em meados do século XIX, depois nas primeira e segunda guerras mundiais, no século XX. A língua falada é a francesa, mas sofrendo forte influência do alemão. A culinária, também, é na sua grande maioria, composta de pratos alemães, como o chucrute, a salsicha, o joelho de porco defumado ou não, etc...
Estrasburgo possui uma das mais belas e imponentes catedrais da Europa (era a mais alta até 1870, quando foi suplantada pela de Colônia, na Alemanha).
Vista lateral da Catedral de Strasbourg
 
O magnífico relógio da Catedral









O rio que a corta ramifica-se em diversos canais, formando a "Petite France" que é um local onde as construções ficam diretamente sobre a água dos canais, como em Veneza. Existe um passeio de barco, tipo "bateau mouche", que parte em diversos horários de um embarcadouro ao lado da catedral. A estação de trem, totalmente remodelada, leva a diversas cidades, inclusive algumas da Alemanha, como Munique e Stutgart. Também ao lado da catedral parte um trenzinho de turismo que faz um belo passeio pela cidade. Em Estrasburgo já me hospedei em hotéis da Place Kleber, e, perto da estação (o que é mais cômodo, já que o centro da cidade não fica longe), no Bristol e no Mercure, da rede Accor. Perto da catedral existem numerosos restaurantes com culinária bem diversificada. Um bom vinho da região é o Pinot Noir.

Catedral de Strasbourg

             Na portaria do hotel peguei um passeio de um dia. Foi numa van, dirigida por um francês da região. Pegou-nos no hotel por volta das 9 da manhã e seguimos em direção ao Monte St. Odile. É um local religioso, no alto de uma montanha, de onde se descortina algumas cidades embaixo, bem como a maravilhosa floresta de Vosges. Lá existe um santuário, onde os habitantes locais e os visitantes veneram Santa Odile, a santa da região. Visitamos outras cidades quando descemos do monte, até chegarmos a Obernai. Pequena cidade com construções antigas, muitos bons restaurantes, uma igreja muito bonita. Pode-se chegar até lá também de trem, partindo da estação de Estrasburgo.
               Uma outra cidade onde se pode chegar de trem é Colmar, a uns 40 quilômetros de distância de Estrasburgo. Famosa por seus canais, como a Petite France, é conhecida como a "Petite Venice". Vale a pena a visita.
              Ainda na região, perto de Estrasburgo, estão as cidades de Reims (onde eram coroados os reis da França), Nancy e Mulhouse. Dessas, só conheço Reims, também conhecida como a terra do champagne. Essas cidades do nordeste da França, principalmente Estrasbourg, Colmar e Mulhouse, que ficam mais a leste, têm as montanhas dos Alpes a separá-las da Suíça. Descendo um pouco mais, em direção ao sudeste, vamos encontrar Annecy, uma joia de cidade, que tive a felicidade de visitar por duas vezes, nela me hospedando na última.
Annecy

A cidade é muito bonita, à beira de um enorme lago e, na parte antiga, também é cortada por vários canais, onde as casas foram construídas.
Annecy



Annecy



                  Annecy é uma visita que não se deve deixar de fazer, inclusive por sua culinária. Pode-se ficar hospedado em hotéis perto da estação, são dez minutos a pé até o centro da cidade.          
                 De Annecy, fazendo uma baldeação em St. Gervais, chega-se a Chamonix, na beira do Mont Blanc, nos Alpes.  
                Estive lá por duas vezes, hospedando-me no hotel Langley Gustavia, em frente à estação de trem. Sempre no mês de abril, quando já não havia neve na cidade. Mas, em volta da mesma, as montanhas dos Alpes, em especial  o famoso Mont Blanc, estavam cobertas de neve. O Langley é um hotel muito simpático, dirigido por suecos, com um restaurante anexo, junto à entrada.    
Chamonix

Chamonix

Chamonix
 
Chamonix

Chamonix



               Ali perto, em Aiguille Midi, existe um teleférico que leva até o alto de uma das montanhas. Não me atrevi a nele subir, acho que aprendi a conviver com as limitações que a idade me impôs. Mas, a estação de subida está sempre cheia de gente, pessoas carregando seus esquis e calçando botas pesadas para não escorregar na neve.
             Chamonix tem inúmeros restaurantes e bares com culinária variada e bebidas do mundo inteiro. Muita gente jovem, animada, que enche os bares até a madrugada, cantando músicas de seus países, já que a cidade é bastante visitada pelos amantes do esqui. É outra visita que não se deve deixar de fazer.
            Essas, as minhas impressões sobre algumas das cidades francesas que visitei no nordeste e leste da França.


Nenhum comentário: