O VALE DO LOIRE
Calfilho
Esse é um dos circuitos turísticos mais badalados da França. O rio Loire (não esqueçamos que rio em francês é feminino, por isso eles o chamam de "la Loire) é um dos mais importantes do país, banhando uma região conhecida como "la Valée de la Loire" (poucos a chamam de "Val de Loire", não se preocupem, são filigranas da língua francesa) onde estão alguns dos mais famosos castelos da França. O Loire vai desaguar no Oceano Atlântico na cidade de Nantes, no oeste do país. Mas, no interior, antes de chegar ao oceano, ele passa por uma região muito bonita, repleta de castelos com grande valor histórico. Entre eles os de Amboise, Chambord, Chenonceau, Blois (os mais visitados) e outros menores como Chinon, Cheverny, Langeais e Aizy-le-Rideau. São todos eles construções da idade média, cada um com sua história própria para contar.
Já estive lá por umas cinco ou seis vezes. Explico: como as reservas financeiras não davam para levar a família toda de uma só vez, fiz minhas viagens para a Europa levando um filho de cada vez, além de meu neto e até alguns amigos que me acompanharam. E, como para cada um deles os locais eram desconhecidos, repeti determinados passeios ou visitas, acompanhando-os a lugares que já havia visitado anteriormente. Para eles, seria como ir a Paris e não visitar a torre Eiffel ou deixar de fazer um passeio de "bateau mouche" pelo Sena, para quem nunca fez esses passeios.
Por isso, tendo em vista o pouco tempo que meus acompanhantes tinham para ficar na Europa, preferi pegar um passeio de um dia, saindo de Paris e visitando apenas alguns castelos do vale do Loire. Esses passeios foram feitos pela Cityrama ou Paris Vision (francesas, com guias espanhóis) e a Duga's (brasileira, com guia brasileiro ou português). Entretanto, pode-se pegar um trem até Tours ou Orleans, ficar hospedado numa delas e pegar um táxi ou talvez algum "tour" local para visitar um número maior de castelos.
Aqueles que visitei foram Blois, Amboise, Chenonceau e Chambord.
AMBOISE
Cidade medieval, fica situada numa das margens do rio Loire. Foi moradia de vários reis franceses e, a convite de Luís XII, ali perto instalou-se Leonardo da Vinci, no Clos Lucé. O castelo fica numa pequena elevação, à beira do rio, de onde se tem uma vista maravilhosa. Ali, logo na entrada, está o túmulo de Da Vinci. Andando-se mais uns 100 metros do lado de fora do castelo chegamos ao Clos Lucé, hoje um museu sobre a obra de Leonardo.
Castelo de Amboise |
É uma visita muito bonita, parece que realmente voltamos no tempo, apreciando a obra maravilhosa de Leonardo da Vinci.
CHENONCEAU
É outro castelo muito visitado da região. Fica no meio do rio Cher, um afluente do Loire. Disse no meio, porque, literalmente, ele foi construído dentro do rio.
Chenonceau é também conhecido como o castelo das "sete damas", porque sua história está relacionada a sete mulheres de personalidade forte, entre elas duas rainhas da França. Foi dado de presente à Diane de Poitiers, amante do rei Henri II. Depois da morte do rei, em 1559, sua viúva e regente, Catarina de Médicis, despejou Diane do castelo, nele indo residir. Catarina fez várias benfeitorias e embelezou mais o local, fazendo ali a primeira exibição de fogos de artifício quando seu filho, Francisco II, assumiu o trono.
|
Chenonceau em 1851 |
Chenonceau atualmente |
Nenhum comentário:
Postar um comentário