segunda-feira, junho 22, 2015

OS ARREDORES DE PARIS 02

 

 

 

OS ARREDORES DE PARIS

Parte 02

 
Calfilho
 
 
             Prosseguindo em nossa narrativa sobre as cidades próximas a Paris que visitei, falaremos hoje de Fontainebleau, Chartres e Giverny. 
 
             Fontainebleau é mundialmente conhecida por ter um palácio que foi uma das residências de Napoleão I, quando imperador da França. Pega-se o trem na gare de Lyon (lembram-se que mencionei em publicação anterior que as grandes estações de Paris geralmente têm dois terminais? Pois bem, a gare de Lyon é uma delas. Lá existem os terminais azul e amarelo, sendo um destinado aos trens das grandes linhas (grandes lignes) e outro para cidades próximas a Paris. Deve-se procurar nos grandes painéis existentes no saguão das estações para qual terminal deve-se dirigir para localizar nosso trem.
           Fontainebleau também é uma cidade pequena, como a maioria daquelas que ficam em volta de Paris. A viagem demora uns 45 minutos aproximadamente e tem uma parada na floresta que antecede a cidade. Nessa parada descem vários adeptos de caminhadas em trilhas com suas mochilas nas costas. A floresta também é muito procurada por aqueles que gostam de acampar.
              Resultado de imagem para fontainebleau françaO castelo é facilmente encontrado a partir da estação e sua decoração retrata bem a época napoleônica. A cidade tem bons restaurantes e lojas de souvenirs. Outra visita que vale a pena para quem ficar um tempo maior na França.

            Chartres é outra cidade bastante conhecida. Pega-se o trem na gare de Montparnasse, que, como a gare de Lyon, tem dois terminais, o 1 e o 2. Não tenho certeza absoluta, mas acho que o terminal para Chartres é o 2. Isso é fácil de saber olhando-se para os painéis nos saguões da estação.
Resultado de imagem para chartresResultado de imagem para chartres

              A grande atração da cidade é sua catedral, tida como uma das mais bonitas da França. Chartres tem um bom movimento de comércio, lojas e restaurantes, sendo também local de moradia para muitas pessoas que trabalham em Paris, dada sua proximidade com a capital.

             Finalmente, entre essas cidades próximas a Paris, está Giverny, onde Monet acabou residindo e construiu jardins maravilhosos em volta de sua casa. Já falei sobre ela em publicação anterior (A NORMANDIA), mas, recebi ontem um amável e-mail do meu prezado amigo Jorge Carrano, ex-liceísta como eu, no qual ele diz ter publicado uma matéria sobre Giverny em  seu blog, mandando-me o link dessa publicação. Li a mesma e verifiquei que ela praticamente esgota a matéria, por isso recomendo aos amigos que acessem esse link, onde encontrarão uma bela matéria sobre essa cidade. Só o que deve ser atualizado, talvez, sejam os preços das passagens e bilhetes de trem e ônibus ali mencionados, já que a publicação data de mais ou menos quatro anos atrás.Resultado de imagem para giverny franceResultado de imagem para giverny franceResultado de imagem para giverny franceResultado de imagem para giverny franceO link é http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2011/07/claude-monet-pintou-e-plantou.html
              Recomendo uma visita.

 

Nenhum comentário: