quarta-feira, julho 05, 2017

VIAGENS... UM POUCO MAIS DA FRANÇA ... (2)

VIAGENS... UM POUCO MAIS DA FRANÇA...

ST. MALO E CANCALE

Calfilho

Voltei, outra vez mais, a visitar Saint Malo, na Bretanha.
         Já disse anteriormente que é a segunda cidade francesa de que mais gosto. Seja pela originalidade de estar cercada por enormes muralhas (os remparts), seja porque tem uma característica muito especial que a distingue das demais cidades francesas: ter sido o berço dos piratas que povoavam os mares nos séculos XVII e XVIII. Já deve ser a nona ou décima vez que passo alguns dias na cidade, nunca me cansando de admirá-la.
      Pegamos o TGV (trem de alta velocidade) na estação de Montparnasse, no dia 22 de maio último. Em pouco mais de três horas chegávamos à cidade. Ficamos hospedados no Hotel Cartier, dentro das muralhas, bem perto da entrada principal das mesmas, a Porta St. Vincent. Almoçamos no já conhecido restaurante Lion d'Or, ali perto.
         Além do tradicional passeio pelas estreitas ruas da cidade, onde podemos apreciar várias lojas exibindo mercadorias da cultura local, desta vez decidi fazer uma volta completa no alto dos "remparts". Extraordinária a visita. Tem-se uma visão de 360 graus da região, passa-se pela estátua de Duguay-Trouin, o célebre pirata francês que invadiu o Rio de Janeiro no 17 e aqui tentou fundar a França Antártica. Vê-se, também, a pequena ilha onde está enterrado o famoso poeta Chateaubriand, que conhecemos com dona Estefania, nossa professora de francês no Liceu.

Os "remparts" de St. Malo

Duguay-Trouin

Túmulo de Chateaubriand

No dia 24 decidimos ir até Cancale, meio caminho entre St. Malo e o Monte St. Michel (considerado uma das Sete maravilhas do mundo). Já havia passado por lá algumas vezes, quando fui até o Monte St. Michel, levando, em cada vez, filhos, neto, amigos. Nunca havia descido para conhecer a cidade. Pegamos o ônibus número 5 na gare da SNCF (Societé Nationale des Chemins de Fer) e, em pouco mais de 30 minutos estávamos na cidade. Ela fica numa falésia, por isso tem a parte alta e a baixa, esta junto ao mar. Descemos na parte alta, ponto final do ônibus, numa pracinha onde fica a igreja da cidade.

Igreja de Cancale
Acabamos dando um passeio pelos arredores da cidade, até chegarmos à parte baixa, próxima ao mar. Aí, constatamos a veracidade da fama que goza, como a "cidade das ostras". Por todo o canto, em barraquinhas, ao longo de um embarcadouro, nos diversos restaurantes, a ostra predomina.  As pessoas as degustam ao ar livre, deliciando-se com sua qualidade, Além disso, do alto já divisáramos os vários canteiros de criadouros do molusco famoso no mundo inteiro.

Criadouros de ostras

Mais ostras...

Voltamos a St. Malo ainda a tempo de almoçar num dos vários restaurantes locais... Achamos o bar desse "monsieur" acima que apareceu numa reportagem da TV-Globo sobre a Normandia há 5 meses atrás... E, ele logo gritou quando me viu com a camisa do Botafogo: FOOOGGGOOO... Morou algum tempo no Rio (e, é claro, escolheu o melhor time para torcer)...

Francês botafoguense

Não deixem de visitar St. Malo se viajarem para a França... O país não é só Paris, que apesar de ser extraordinária, não é a única cidade a ser visitada...