sábado, maio 02, 2015

A MAGIA DE PARIS 11

LOUVRE E ADJACÈNCIAS

Décima primeira parte

Calfilho

                   Deixando o cinquième, podemos chegar ao Louvre de quatro formas formas: de ônibus, de metrô, de taxi ou a pé. Como, aliás, chegamos a qualquer lugar em Paris.
De ônibus, pegamos o de no. 21 ou 27 num dos pontos do boulevard Saint Michel (direção Gare de Saint Lazare). O primeiro te deixa em frente e o segundo ao lado do museu.
De metrô, pegamos a linha 4 na estação Saint Michel (direção porte de Clignancourt), fazemos baldeação na estação Châtelet e pegamos a linha 1 (direção La Défense), saltando na estaçâo Palais Royal e estamos do lado do Louvre.
De taxi, é claro que basta indicar ao motorista onde pretende ir que ele te deixará lá.
Preferimos fazer o percurso a pé, tentando reviver o trajeto que os condenados à guilhotina faziam quando deixavam a prisão da Conciergerie na carreta que os conduzia à antiga Praça da Revolução (hoje, Praça da  Concórdia), onde o carrasco Sansom os aguardava (se tiverem interesse e paciència, consultem meu livrinho "O RENASCER", onde conto a história de um desses condenados).
Deixando o Boul'mich, atravessamos a ponte que nos leva à Cité. Aí, seguindo reto, pegamos o boulevard.du Palais, passando em frente à Sainte Chapelle, ao Palácio da Justiça e à parte lateral da Conciergerie, a famosa.prisão da época da Revolução Francesa.
Deixando a Cité, atravessamos a mesma ponte que os condenados também atravessavam, chegando ao Châtelet para alcançar a rua Saint Honoré. Ali, dobramos à esquerda, passamos por várias ruas menores até chegarmos à rua Royale, onde a carreta dos condenados dobrava novamente à esquerda. Dali eles já a divisavam, terrível e fria como a lâmina que iria cortar-lhes a cabeça: a temida guilhotina...
É um percurso maravilhoso ( para nós, não para os condenados), parece que somos transportados para 1794, o período do Terror da Revolução Francesa, o xingamento do povo que acompanhava o trajeto da carreta, o rufar dos tambores dos soldados que escoltavam o cortejo, tudo isso parece ressoar em nossa cabeça enquanto caminhamos tranquilamente pela rua Saint Honoré.
No meio desse caminho, antes de atingir arue Royale, entramos por uma porta lateral que dá acesso ao Louvre. Isso, se tivermos comprado o passe "Paris Museum"; se não o tivermos, teremos que entrar pela porta principal, a da pirâmide. Aí, enfrentamos a primeira fila, para descermos até o enorme pátio que dá acesso às galerias. Vamos até a segunda fila, para comprar o ingresso. Com ele nas mãos, escolhemos a galeria pela qual entraremos. Sugiro a DENON, onde estão três das principais obras do Louvre: a Vênus de Milo, a Vitória de Samitrace e a Mona Lisa (Gioconda).
Sugiro, também, que apanhem um mapinha do museu, pois é bem fácil perder-se na imensidão e complexidade de suas galerias. Alguém já disse que, para conhecer bem o Louvre são necessários três dias inteiros de visita. Ouso acrescentar que, para os realmente "experts" em arte, talvez dez dias seja pouco. Em matéria de pintura e escultura talvez não haja local igual no mundo inteiro. Existem galerias enormes contendo obras da antiguidade grega, romana, mulçumana, abissínia, egípcia (com suas múmias e esfinges), pinturas de espanhóis, italianos, franceses, holandeses. Uma entre as muitas que gosto de visitar fica num dos subsolos do museu e conta a históroa de sua construção. Enfim, o Louvre é gigantesco, maravilhoso, imponente, chega a doer na alma sua grandiosidade.
Após o verdadeiro banho de cultura que representa a visita ao Louvre, deixamos o museu pela feia pirâmide colocada como objeto estranho.na sua frente. Passamos pelo arco do Carrossel do Louvre e alcançamos o Jardim das Tulherias, uma imensa área verde que vai até a Praça da Concórdia. Nesse local havia um grande castelo que serviu de moradia para alguns reis franceses e até para o imperador Napoleão Bonaparte. Foi demolido na época da Comuna, uma segunda mini Revolução Francesa, ocorrida em meados do século XIX, bem descrita por Victor Hugo, em sua obra imortal "OS MISERÁVEIS". Os franceses, que gostam tanto de preservar seus prédios antigos, demonstrando grande respeito pela conservação  de sua arquitetura secular, infelizmente derrubaram prédios históricos de relevância, como a prisão da Bastilha e o palácio das Tulherias. Chegando ao fim do grande jardim, do lado esquerdo, margeando o Sena, encontra-se um pequeno museu, pouco badalado, mas de indiscutível valor artístico, o "L'Orangerie", que contém várias das "Nympheas" de Claude Monet. Vale a pena uma visita, principalmente para os admiradores da obra do grande pintor impressionista.
Voltamos às Tulherias e, em frente, está a famosa Praça da Concórdia. Do seu lado direito (para quem segue em direção ao Arco do Triunfo), existe um monumento erguido no local onde ficava instalada a guilhotina na época da Revolução Francesa. Um outro monumento idêntico fica no lado esquerdo da praça. E, no centro, há um grande obelisco, com vários dizeres escritos em hieroglifos, presente dos egípcios aos franceses. A praça da.Concórdia, antes chamada
Praça da Revolução foi palco de importantes execuções de personagens célebres da história francesa, como Danton, Robespierre, o rei Luís XVI e a rainha Maria Antonieta. Ali foi instalada a temida guilhotina em substituição ao machado, utilizado no início das execuções na antiga Place de Grève, para dar maior celeridade ao cumprimento das condenações obtidas pelo temido promotor Fouquier Tinville (que também acabou guilhotinado).
Prosseguindo em nossa caminhada, atravessamos com cuidado a rua que vai dar acesso à famosa avenida dos Champs Elysées, apelidada por muitos como a "Passarela do mundo", já que por ela transitam diariamente pessoas de todos os cantos do universo, ouvindo-se idiomas diferentes em cada uma de suas esquinas, enormes magazines, luxuosos restaurantes.
A Champs Elysées é uma larga avenida, por onde transitam veículos nas duas mãos de direção, margeada por duas espaçosas calçadas onde pessoas do mundo  inteiro fazem o seu "footing". Tem numa de suas extremidades o Arco do Triunfo, na praça da Etoile, e a Praça da Concordia, na outra. Caminhando vagarosamente por uma de suas calçadas, vemos crescer o famoso Arc du Triomphe, mandado construir por Napoleão Bonaparte para celebrar suas vitórias nas guerras europeias. É um monumento muito bonito, com o exterior todo trabalhado, contendo o nome das vitórias napoleônicas. Na sua parte de baixo, no centro, encontra-se uma pira com o fogo sempre aceso, em homenagem ao "soldado desconhecido" francês morto em campo de batalha. Pode-se subir até o seu topo, pela escada ou elevador. A subida é paga, estando incluìda no passe dos museus e monumentos. Lá em cima existe uma exposição sobre sua construção e acontecimentos marcantes da história francesa que ali tiveram lugar.
Do Arco do Triunfo partem doze avenidas (entre elas a Champs Elysées), formando o desenho de uma estrela, daí.ser denominada Place d'Étoile.
Bem, ali pegamos o metrô da linha 1, direção Château de Vincennes' fazemos uma baldeação no Châtelet com a linha 4, direção Porte d'Orléans, para descermos na estação Saint Michel.
Pronto, estamos de volta ao Quartier Latin.

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