sábado, maio 05, 2018

DORTMUND...

Calfilho

A última cidade alemã que ainda estou visitando nesta atual viagem é Dortmund.
         Depois de ter passado
três dias em Kiel e outros três em Hamburgo, decidi ficar mais três em Dortmund antes de seguir para Paris, meu destino final antes de voltar ao Rio de Janeiro.
         Dortmund me foi sugerida por minha fisioterapeuta que tem parentes na cidade. Por outro lado é de onde parte o trem Thalys diretamente para Paris, sem necessidade de conexão, o que muito nos facilita, já que é um transtorno para dois septuagenários a subida e descida de três malas nos trens. Trouxemos três, apesar de meus protestos. Mas, talvez fossem necessárias já que, antes, viajamos 20 dias num navio de Santos para Kiel e repetir a mesma roupa nesse longo período talvez não pegasse bem. Além de ser anti-higiênico...
    Também não conhecia Dortmund. Quando chegamos, cansados da viagem de trem desde Hamburgo (quase três horas), deixamos as malas no hotel e saímos em busca de um restaurante para almoçar. Como não conhecíamos a cidade, infelizmente, na direção em que fomos, não demos sorte: só encontramos lanchonetes tipo Macdonald's, que servem um tipo de sanduíches que não representam o que gosto de comer. Acabamos achando uma dessas lanchonetes que era italiana, onde minha mulher comeu uma pizza e eu um canelone. Mas, sem direito a vinho, pois só tinham refrigerantes. Enfim...
      Se há uma coisa que a vida me ensinou foi que nunca se deve julgar os fatos ou as pessoas pela primeira impressão.
    Po isso, voltamos ao hotel, descansamos um pouco e, depois de um banho restaurador, novamente saímos. E, aí, então, foi que conhecemos o centro da cidade, a verdadeira Dortmund. Cidade média, talvez com quatrocentos mil habitantes, com um centro muito movimentado, várias ruas de pedestres, muita gente para cima e para baixo, muita movimentação, muitos bares e restaurantes que, apesar de não serem sofisticados, satisfazem perfeitamente qualquer paladar. E, muita cerveja, muita alegria e muito Borussia Dortmund, o time de futebol local... muito legal ver grande parte da população, homens, mulheres e crianças, idosos, jovens e adultos cantando e lotando as mesas e cadeiras dos bares nas ruas e praças, todos vestindo a camisa amarela do Borussia Dortmund...            Hoje, sábado, praticamente em cada esquina do centro, havia um pequeno palco onde um conjunto musical se exibia...
       Contagiante... a mais animada cidade alemã que conheci... Em Dortmund, efetivamente, todos os fantasmas da Segunda Grande Guerra foram enterrados...
       Ainda ficamos aqui amanhã, antes de seguirmos para Paris... vamos aguardar se acontecerão novas surpresas...