domingo, maio 14, 2017

VIAGENS...

COLÔNIA E KOBLENZ.

Calfilho

Depois de cinco dias em Berlim pegamos novamente um ICE (trem rápido alemão) e fomos para Colônia (Köln). Decidi incluir essa cidade no meu roteiro, primeiro porque está no meu caminho para Paris, cidade onde vou pegar o avião de volta para o Rio de Janeiro; depois, porque ouvi muito falar da beleza da catedral da cidade, considerada como uma das mais bonitas do mundo.
            Foram mais de quatro horas de viagem e, quando deixamos a estação principal de trens, procuramos localizar nosso hotel já reservado. Mas, logo que chegamos na praça fora da estação, do lado esquerdo lá estava ela, majestosa e imponente, como a havia visto em várias fotografias.
Catedral de Colônia

Deixamos as malas no hotel e saímos para almoçar. Já eram quase três da tarde. Logo achamos um bom restaurante, sendo que a cidade é bem diferente de Berlim: alegre, viva, muita gente na rua, principalmente em volta da Catedral. Aliás, Colônia deve ter crescido a partir da Catedral, que fica encravada na praça principal da cidade.
Visitamos seu interior que, apesar de imponente, não tem nada de extraordinário, parecido com a parte interna de várias outras catedrais que visitei.

Na manhã seguinte pegamos um trem regional que, depois de uma hora e quarenta minutos de viagem, parando em mais de 15 estações, levou-nos à cidade de Koblenz. Essa visita foi feita seguindo indicação de meu dentista que me disse ser ela muito interessante. Comprei a passagem de ida
 e volta ainda no Brasil, mas não sabia nada sobre ela.
O interessante é que a ferrovia praticamente segue ao lado do rio Reno, largo e muito longo, com várias cidades plantadas em ambas as margens.
O Reno é navegável e nele vimos várias embarcações transportando carga e alguns barcos de turismo.

Rio Reno

Chegando em Koblenz, tateamos um pouco até chegarmos ao centro da cidade. Fomos seguindo as placas que indicavam o caminho.
A cidade não é grande, mas tem um centro bastante movimentado, mesmo para um dia de sábado. Rua de pedestres, várias lojas, muita gente na rua. Como sempre muitas lanchonetes e fast-food. Alguns belos castelos e igrejas.

KOBLENZ

Voltamos a Colônia no início da tarde e fomos almoçar numa típica cervejaria alemã, ao lado da Catedral e em frente à estação de trem e nosso hotel. O time de futebol local jogava contra o Bayern Leverkusen, e tanto a estação como a cervejaria estavam cheias de torcedores uniformizados, cantando alegremente as canções do time.

Hoje, na parte da manhã, fizemos um city-tour num ônibus de turismo. A cidade expandiu-se para outras regiões, também muito arborizadas, com muitas praça e jardins. Mas, distante da praça da Catedral, quase não vi movimento. Pode ser que sendo domingo...
Tiramos mais algumas fotos da Catedral e já estamos preparando as malas para viajarmos amanhã para Paris....

A catedral é, realmente, a atração maior da cidade. Foi quase totalmente destruída após os severos bombardeios dos aviões aliados na Segunda Guerra Mundial, mas, hoje, restaurada, compara-se em beleza arquitetônica àquelas de Milão, Estrasburgo, Chartres e São Estevão (Viena), reconhecidas mundialmente como verdadeiras obras de arte arquitetônica.
Achei Colônia mais interessante que Berlim, quase comparando-se a Hamburgo, até
 agora minha cidade alemã preferida.