segunda-feira, novembro 02, 2015

TRENS EUROPEUS...

                   TRENS EUROPEUS...

                                                                                                                    Calfilho

                      




 Fiz ontem, dia primeiro de novembro, uma viagem bastante interessante, saindo da estação ferroviária TORINO PORTA NUOVA para chegar na outra denominada VENEZIA STA. LUCIA. O trem, um dos mais modernos da Europa, foi o veloz "Flecha Branca", similar ao já famoso TGV francês. Saímos de Turim às 11hs. e 10 min. e chegamos em Veneza às 15 hs. e 40 minutos.     
             Paramos por alguns minutos em outras estações para desembarque e embarque de alguns passageiros. Entre elas MILANO CENTRALE, VERONA PORTA NUOVA, BRESCIA, PADOVA, VERCELLI, VICENZA, NOVARA e VENEZIA MESTRE.
                 A longa viagem de 4 horas e meia transcorreu muito bem. Por ter sido num domingo, nosso vagão estava relativamente vazio, sem o grande movimento de dias úteis da semana. Pudemos, assim, apreciar com bastante tranquilidade, a bela paisagem daquela região do norte da Itália, que compreende o vale do rio Pó, famoso por sua cultura de uva e produção de excelentes vinhos, passando por cidades que ficam num dos lados do lago Garda (Peschiera, Desenganio, Sirmione), até chegarmos ao Veneto, onde a beleza do mar nos encanta os olhos.
             A travessia, de pouco mais de dez minutos, entre as estações de VENEZIA MESTRE e VENEZIA STA. LUCIA é simplesmente extasiante...
             Os trens dos principais países europeus chegaram atualmente a um grau de qualidade e eficiência extraordinários. Velozes, pontuais, limpos e confortáveis, fazem a rápida ligação entre quase todas as cidades do continente. E, melhor ainda: normalmente, saem e deixam o viajante no centro das cidades, sendo-lhe fácil o deslocamento para outros lugares nas proximidades.
                  Na França, Itália, Áustria, Alemanha, Holanda, Bélgica e mesmo na Espanha e Portugal mais recentemente, pode-se classificar o serviço ferroviário como quase impecável. Talvez, as frequentes greves dos funcionários atrapalhem um pouco o turista que planeja sua viagem com antecedência, mas, particularmente, só tive um ou dois problemas com isso, encontrando rapidamente uma segunda opção de locomoção. Apenas isso, o resto funciona como um relógio...
              Dias antes, quando fui de Paris para Londres pelo Eurostar, atravessando o canal da Mancha em apenas 20 minutos, vi também como funcionam bem sincronizados os serviços ferroviários entre os dois países. E, na Grã-Bretanha, comprovei a eficiência da rede britânica quando fui e voltei, em poucas horas, de Londres para Edimburgo, na Escócia.
              Enquanto isso, nós no Brasil ainda não temos nem uma ligação ferroviária entre nossas duas maiores cidades, tendo a população que entre elas se desloca diariamente, a trabalho, que enfrentar longas filas em aeroportos ultrapassados, além de sofrer com o trânsito sempre congestionado  dessas cidades até chegar ao seu destino...
             Pena que tínhamos uma rede ferroviária implantada em quase todo o interior do Brasil (os mais velhos devem recordar do trem entre Rio e Petrópolis e Rio e Nova Friburgo) e isso tudo foi abandonado, entregue às moscas...
              Enfim, nossas rodovias são impecáveis....

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