domingo, novembro 15, 2015

JATHAN, O FAQUIR...

               
              

               JATHAN, O FAQUIR...



                                                Calfilho



                 Nos anos finais da década de 50, talvez em 1957 ou 1958, no Rio de Janeiro, surgiu um homem apresentando-se como faquir, anunciando que tentaria bater o recorde mundial de fome. Isto é, ficaria vários dias sem ingerir qualquer tipo de alimento. No máximo, um pouco de suco de laranja, que ser-lhe-ia administrado diariamente sob a severa fiscalização de um funcionário do governo.
                    Instalou-se ele num salão do prédio onde funcionava o famoso cinema Cineac Trianon, na avenida Rio Branco, centro do Rio de Janeiro.
Foi trancado numa urna de vidro, com alguns pequenos orifícios para a renovação do ar. Vestindo uma espécie de túnica branca, ostentando uma barba negra, deitou-se numa cama de pregos rombudos. Duas grandes  cobras em volta do corpo completavam a figura de um  verdadeiro faquir.
                      Seu nome era Silki e a TV Tupi, então a principal emissora de televisão do país, transmitiu ao vivo o momento em que a urna foi lacrada com grossas correntes e poderosos cadeados. Todos os dias eram dados boletins sobre o andamento do desafio, mostrando como Silki emagrecia aos poucos. Uma espécie de placar, ao lado da urna, era atualizado diariamente, mostrando quantos dias de fome se passavam. O fiscal do governo, de terno, gravata e óculos com aro de tartaruga, sempre aparecia nas reportagens ao lado da urna, atestando a lisura do acontecimento.
                    Quem desejasse entrar no recinto e ver com os próprios olhos o já famoso faquir, pagava uma módica quantia pelo ingresso.
                    O desafio continuou por vários dias, Silki realmente emagrecia a olhos vistos. Até que, num determinado dia, um médico do Ministério da Saúde decidiu examinar o faquir e, verificando a gravidade do seu estado, decidiu suspender o desafio e mandá-lo imediatamente para o hospital. Mas, o recorde mundial da fome fora quebrado...
                   Passados alguns poucos meses, aproveitando a onda de sucesso do agora famoso Silki, Niterói anunciava com orgulho que um outro faquir iria tentar quebrar o recorde de Silki. Seu nome era Jathan.
                    Armou uma tenda de lona na rua da Conceição, lado esquerdo de quem sobe (acho que hoje ali foi construído o edifício Galeria Paz, não tenho certeza), ao lado da antiga Leiteria  Brasil.
                      No interior da tenda, Jathan, ainda um pouco gordo, vestindo uma túnica de cor verde, ostentando uma barba rala, deitou-se também numa cama de pregos, ali aguardando os espectadores que pagavam ingresso para vê-lo.
                       Do lado de fora, um senhor vestido com uma roupa espalhafatosa, tipo daquelas usadas por mestres de apresentação dos circos, anunciava, aos berros:
                        -- Entrem, entrem, venham ver Jathan, o faquir que vai quebrar o recorde da fome, o homem que vai derrotar o famoso Silki.
                         Também, do lado de fora da tenda, aparecia um painel onde eram marcados os dias em que Jathan fazia greve de fome.
                          Jathan durou ali pouco tempo. Descobriu-se, após um mês de "fome", que ele estava mais gordo do que quando começara o "desafio"... Um repórter indiscreto descobriu que, de madrugada, alguém levava-lhe uma lauta refeição...
                           A tenda foi desarmada rapidamente e Niterói perdeu o seu faquir...

Nenhum comentário: